Onde foi parar aquela blogosfera de dois, até três anos atrás? Onde foram parar todos aqueles blogueiros criativos e ansiosos para mostrar seus defeitos, seus gostos e ideais? Para onde foi aquela vontade de ser diferente, de fazer diferente? Cadê o conteúdo, as referências, a autenticidade?

As ideias já não são diferentes, os gostos são quase os mesmos e as pessoas tentam, a cada dia mais, parecer com alguém que já conquistou o reconhecimento. Os textos são superficiais, quando não são uma reprodução de algo publicado em outro blog. Tudo foi padronizado e ai de quem não seguir a multidão.

Numa época onde blogueiros são capazes de influenciar tanta gente ao mesmo tempo, parece que esquecemos que temos voz. Já não arriscamos, não buscamos outros caminhos. Falamos do que não conhecemos e deixamos escondido o que conhecemos. Se o assunto já foi dito em um blog de grande visualização, eu também preciso falar sobre ele. Quanto mais parecido com o original melhor.

Enquanto isso, blogueiros que são fiéis a sua identidade por vezes acabam escondidos, passam ser fazer barulho, sem chamar a atenção. Dando espaço para quem está disposto a seguir o roteiro.