Assim como outros grandes autores, Jane Austen deixou os livros para ganhar vida nas telas do cinema. Não pela primeira vez, é claro, e com outra grande história. Inspirado e fã de suas criações, Whit Stillman deu vida a Rufus Martin-Colonna de Cesari-Rocca, que irá, brilhantemente, recontar a história de Lady Susan, defendendo a todo custo das acusações de sua autora.

A história original de Lady Susan foi escrita no início da carreira de Jane Austen, porém só foi publicada após a sua morte. Tudo é apresentado ao leitor em forma de cartas enviadas entre os personagens. O texto traz uma anti-heroína viúva, cativante, persuasiva e determinada a atingir os seus objetivos.

Aproveitando-se disso, Stillman, em um tributo a grande escritora, desenvolveu um novo ponto de vista, capaz de dar armas ao leitor e fazê-lo ver de uma forma mais leve os atos da Lady.


Em Amor & Amizade, a história é narrada pelo seu fiel defensor que irá, a todo custo, apresentar provas a favor da Lady conhecida por ser "a rainha do flerte". Por onde passa, é acusada de destruir famílias levando o caos e o ciúme. Por meio de cartas e recordações próprias, Martin-Colonna vai mostrar uma mulher devotada, amorosa e distinta.

A fim de descansar e afastar-se de escândalos, Lady Susan decide passar uma temporada em Churchill, onde mora o irmão de seu falecido marido, Charles Vernon. Enquanto seu cunhado demonstra grande apreço, Catherine Vernon – esposa de Charles Vernon – é incapaz de esquecer os esforços da Lady para que seu casamento não acontecesse.

Diante de sua visita repentina e tendo conhecimento de sua fama, Catherine fica atenta aos seus passos para que o seu irmão – Reginald DeCourcy – não caia nos seus encantos. O que para seu desespero está próximo de acontecer, pois desde que chegou a casa, Lady Susan conquistou a amizade e a admiração de Reginald.

Aos poucos, Lady Susan vê em Reginald uma oportunidade de garantir um futuro, mas no momento toda a sua atenção está direcionada a sua jovem filha, Frederica Vernon. Pretende convence-la a casar-se com Sir James Martin, um jovem de boa família e com garantias de um bom futuro.

Em todas as descrições e cartas apresentadas ao leitor, Stillman de forma elegante e convincente vai construindo uma nova imagem da famosa Lady. Para o quem inicia a leitura sem julgamentos, é possível chegar ao final da história torcendo para que os planos de Lady Susan sejam realizados.

Para você que não conhece o texto original, o autor teve a grande delicadeza de colocar uma breve descrição das personagens e incluir cartas do texto original no final do livro, com breves comentários (é claro) em defesa de Lady Susan.



Este livro foi enviado pelo Grupo Editorial Autêntica // Conheça os livros da Editora Gutenberg